Biblioteca UCPel

A Biblioteca

No início dos anos 70, foi executada a implantação de uma nova Biblioteca central, pela fusão de várias bibliotecas existentes. Hoje a Universidade Católica de Pelotas apresenta um novo conceito de ambiente para estudo,com estruturas modernas climatizadas com conforto acústico privilegiado. Em seu núcleo de informações e documentação são cinco bibliotecas (05): Biblioteca Monsenhor Malomar Lund Edelweiss, Biblioteca Setorial Campus II, Biblioteca Setorial HU, Biblioteca Setorial Franklin Olivé Leite e Biblioteca Setorial do Instituto de Teologia Paulo VI. O acervo da biblioteca ultrapassa os cem mil volumes e cinqüenta e nove mil títulos. A classificação segue a Tabela Decimal de Dewey.

Informatizadas em 1997, as bibliotecas da UCPel, a exemplo de outras instituições de ensino superior, estão sempre buscando adaptações às novas tecnologias procedendo à atualização dos serviços e adquirindo material bibliográfico atualizado de acordo com a bibliografia dos conteúdos programáticos e de sugestões de professores. Os catálogos de consultas foram substituídos por terminais de computadores, nos quais o aluno pode fazer a escolha das obras por autor, título ou palavra-chave, ou consultá-los via Internet. Recebendo carteira personalizada com código de barras que propicia a agilização no atendimento.

Têm a missão de proporcionar a infra-estrutura bibliográfica, nos seus diversos suportes físicos, necessária às atividades de ensino, pesquisa e extensão da comunidade universitária.

De acordo com as normas de empréstimo, todo associado pode ficar dois (2) dias com os livros oriundos de reserva. No empréstimo regular, alunos (graduação e pós-graduação) e funcionários podem ficar de posse de, no máximo, dez (10) livros durante sete (7) dias, enquanto professores podem permanecer quatorze (7) dias com dez (10) livros. Os periódicos podem ser usados para consulta local.